(2011) Livro Como Dizer Tudo Em Italiano.pdfl ~UPD~
Download - https://urlca.com/2t7XwG
Humberto Costa - A drogadição [toxicodependência] e o alcoolismo dependem de vários fatores, que são endógenos ou mesmo genéticos, passando por questões culturais e sociais. E como tal estas questões podem ter abordagens distintas. Há pessoas que conseguem bons resultados com terapias individuais, outras, com o uso de medicações; outras, em terapias de grupo, com grupos de autoajuda como os Alcoólicos Anônimos (AA) e os Narcóticos Anônimos (NA). E há outras pessoas que também atingem bons resultados com o apoio de estruturas de grupos religiosos ou igrejas. Não podemos descartar nenhuma alternativa. Mas entendo que em primeiro lugar temos que ter o direito das pessoas acessarem estudos científicos, as ações do sistema de saúde propriamente ditas. E de um outro lado, podem ter acesso a outras instituições que podem ajudar. Defendo inclusive que as comunidades terapêuticas possam ser um instrumento nesse tipo de enfrentamento. Não o único e nem o principal. Defendo que não podem ser consideradas espaços de atenção à saúde. Nesse sentido, seu financiamento tem que se dar por recursos da assistência social ou outras áreas. E não podem exercer ações de atendimento à saúde. Precisam ter uma articulação com o sistema de saúde para, eventualmente, recorrer ao sistema para situações de crise. Elas não podem sob nenhuma hipótese ser um espaço de restrição da liberdade das pessoas. Portanto, defendo sim que devem receber apoio e funcionar, mas dentro do limite estrito que pode ser uma ação de suporte social e religioso, não como uma ação de atenção à saúde.
Bicho de 7 Cabeças - Filme brasileiro do ano 2000, baseado no livro "Canto dos Malditos", de Austregesilo Carrano. No filme, o jovem Neto (vivido por Rodrigo Santoro) é internado num hospital psiquiátrico depois que seu pai encontra maconha no bolso do seu casaco. No hospício, Neto é submetido a abusos extremos, chegando a uma situação psicológica limite. O filme também aborda como alguns setores sociais, ainda nessa época, percebiam o "comportamento desviante", no que tange às relações familiares. "Bicho de 7 cabeças" ganhou premiações nacionais e internacionais, entre eles os festivais de Biarritz e Cretéil, ambos na França.
Veronika Decide Morrer - Produção hollywoodiana baseada em livro homônimo de Paulo Coelho. A obra, que se passa quase toda dentro de um hospital psiquiátrico nos EUA, conta com atores consagrados mundialmente, como Sarah Michelle Gellar, David Thewlis, Erika Cristensen e Melissa Leo. Aborda as relações de poder e interesses socioeconômicos em torno das instituições psiquiátricas, além de abordar também questões ligadas à alienação social dos dias atuais.
Jean-Michel Quinodoz é psicanalista clínico em Genebra, membro da Sociedade Suíça de Psicanálise e Distinguished Fellow da Sociedade Psicanalítica Britânica. Foi editor regional pela Europa do International Journal of Psychoanalysis de 1994 a 2003 e de 2008 a 2009. Desde 2003 é editor-chefe dos anuários europeus do International Journal of Psychoanalysis, que publicam uma seleção anual de artigos psicanalíticos com traduções em francês, italiano, alemão, turco e russo. Publicou mais de oitenta artigos psicanalíticos em diversas revistas e seus livros foram traduzidos em várias línguas.1 No último dia 14 de maio, o Dr. Jean- Michel Quinodoz, em visita à nossa Sociedade, concedeu ao Jornal de Psicanálise2 uma entrevista, na qual pôde discorrer sobre sua experiência como editor dos periódicos psicanalíticos na Europa, a formação do psicanalista na Suíça e alguns conceitos que desenvolveu como teórico clínico da psicanálise.
Nesse momento a Sociedade Britânica interveio. Durante alguns meses, houve discussões com o intuito de abrir novamente o Journal aos artigos europeus, para que a diversidade, a democratização e, sobretudo, a internacionalização do Journal continuasse. Foi quando fui chamado para liquidar os problemas em curso, quer dizer, para retomar essa centena de artigos, reiniciar os processos de avaliação.
Ela dá uma ideia bastante poética. Utilizei a palavra portance, no fundo, porque há muitas palavras para exprimir a angústia sob todas as formas. Mas há poucas palavras para exprimir o sentimento de que se atinge certo equilíbrio. Utilizei uma comparação e minha comparação é dizer que portance é um pouco como o surfe sobre a onda. Podemos ter equilíbrio sobre a angústia, angústia de morte, angústia de incerteza, do desconhecido. Além disso, estamos sempre em mudança, nunca estamos estáveis. Assim sendo, nunca atingimos uma sustentação, estamos sempre em movimento quando é preciso manter o equilíbrio. Então é uma palavra muito falada, mas de difícil explicação. 2b1af7f3a8